14 agosto 2014

Aplicar à discrição

Era só para dar uma pequena novidade. Pensando melhor, se calhar não é. E a minha tentação para generalizar é grande, mas estou a tentar controlar-me. Enfim, vamos lá.

Algumas pessoas gostam de sinceridade. Não se ofendem quando ouvem um não. Já uma daquelas desculpas fraquinhas é coisa para gerar alguma irritação. Porque algumas vezes, algumas pessoas, reconhecem uma dessas quando a ouvem. 
Então pergunto, é assim  tão difícil dizer não? Ou deverei antes perguntar, com que tipo de loucos já se cruzaram que justifique o medo que têm da reacção a um não directo?

Era só isto.

2 comentários:

  1. Muita gente tem medo de dizer "não", muitos porque pensam que vão ferir os sentimentos da pessoa com quem estão a falar e outros por própria insegurança. Há que aprender a interpretar os "nãos" disfarçados de frases e seguir a conversa. Penso que não vale a pena pressionar a pessoa a dizer mesmo o "não", já que nós o percebemos ;)

    ResponderEliminar
  2. Acredito que possa não parecer, mas aceito bem o "não" venha como vier, e também respeito a opção de o disfarçar. E também concordo que pressionar não faz sentido. Cada um tem direito a agir da forma que achar razoável, e além disso não há duas situações iguais. Neste caso era mesmo e só curiosidade ;) E porque, por vezes, em contexto profissional, confesso que sinto certas desculpas como um insulto à minha inteligência. Mas esse defeito é meu. Particularidades à parte, é muito bom ouvir uma opinião sobre o assunto :)

    ResponderEliminar