21 junho 2016

Well done guys

No decorrer do ano que passei ao balcão de uma farmácia, a realidade das (muitas) pessoas que não podiam pagar os medicamentos foi das que mais me custou. E foi também a que mais desconhecia. Sim, ouvimos falar dos que tentam comprar medicamentos sem receita, dos que descarregam problemas e frustrações no farmacêutico de serviço, dos que não querem ouvir conselhos, dos que apenas precisam de alguém que os ouça. Mas ninguém nos diz que vamos ouvir muitas vezes "desta receita só posso levar este" ou "só tenho aqui €, veja lá se dá para levar uma caixa destes", e por aí fora. Não foi uma, nem duas, foram demasiadas vezes. Imagino que cada um depois reagisse à sua maneira. De acordo com os seus valores. Alguns motivados pela ideologia e ética associadas à profissão, outros apenas por simpatia pessoal, outros ainda por empatia ou compaixão generalizada. Claro que não estou a incluir os que olhavam para o lado e nada faziam. Não por acreditar que não os haja (infelizmente já não consigo ter esse nível de confiança na humanidade), mas porque tive a sorte de trabalhar com pessoas decentes. Muito decentes. E assim, entre nós, muitos medicamentos foram pagos a quem não o podia fazer.

Por tudo isto, só posso nutrir a mais profunda admiração e simpatia por iniciativas como esta, e acredito que ideias assim têm potencial para fazer a diferença. Porque mais podem ajudar mais. E a dividir por todos custa menos.

6 comentários:

  1. Que belo projecto! Espero que consigam alarga-lo e ajudar ainda mais pessoas.

    ResponderEliminar
  2. A minha irmã é farmacêutica e conheço, pelas palavras dela também, a realidade que descreveste! Uma excelente iniciativa...abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! Pela ajuda em si e pela própria campanha de sensibilização. Acredito que muitas pessoas se dispunham a contribuir, se soubessem a frequência com que isto acontece...
      Abraço :)

      Eliminar
  3. Very nice. Nem eu consigo fazer uma piada sobre este assunto :P

    ResponderEliminar