12 abril 2015

Paciência anda cá, faz favor, que eu não estou a ficar mais nova

Vai uma alma descansadinha a entrar num prédio, onde nem sequer mora, seguida de perto de uma senhora idosa carregada de sacos, e no esplendor da sua simpatia e educação deixa a porta aberta para que esta entre. Começa lampeira a subir as escadas, tranquila quanto à sua boa-acção, e de repente

Esta juventude, é sempre a mesma coisa! Não têm respeito nenhum! Não sabe fechar a porta, não? É aleijadinha das mãos? E das ideias também? Estou farta de vocês todos, são uma cambada! Sem um pingo de educação! 

Ora, fiquei um pouco confusa. Estava a chamar-me nova, logo, um elogio, mas por outro lado, insinuou que eu era mal-educada, deficiente e retardada. Infeliz ou felizmente para a dita senhora, fui criada e ensinada a respeitar os mais velhos, e não verbalizei o que me veio à cabeça naquele momento. Não consigo é garantir que, numa próxima oportunidade, o meu instinto não atropele o meu bom senso, fechando a porta na cara da velha, enquanto digo do outro lado não tem nada que agradecer! (infantil, eu sei, mas então, sou nova e aleijadinha das ideias...)

Pelos vistos, aplica-se a mim e a ela

6 comentários:

  1. Haja paciência. O triste disto é que, muitas vezes, os mais velhos é que são verdadeiros atrasados mentais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se é a necessidade de falar ou os preconceitos já enraizados que originam situações destas, mas já me aconteceu mais vezes... E nem tentei ajudar com os sacos porque, da última vez que o fiz, iam-me arrancando os olhos como se os fosse roubar.

      Eliminar
  2. Era um meia-volta-volver, escadas abaixo, "Tem toda a razão, aquela miúda que ia escadas acima é malcriadíssima, mas olhe, mal a apanhe de jeito vai de varapau, então isto faz-se com uma senhora tão idosa?"
    (repara que estou a tentar ter ideias semelhantes às tuas :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está uma ideia de valor! Deixava a senhora tão confusa como eu fiquei, e sem necessidade de a ofender :)

      Eliminar
  3. Claro que tu és a grande culpada. Então onde já se viu deixar a porta aberta? E a segurança do prédio? :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Culpada sim, grande não! Mas tem toda a razão Master, deixa-se a porta aberta e entram logo maluquinhos... 10 chibatadas para mim :p

      Eliminar